Estreia em 2012/ Duração: 50 minutos.
O espetáculo envolve a dança contemporânea e traz uma poética elaborada em torno do imaginário nordestino. Fela da Gaita agrega dança, teatro e música, levando ao palco situações do cotidiano dos repentistas, histórias comumente retratadas nos cordéis, no teatro de mamulengo, nas cantorias criadas pelos cantadores, coquistas, aboiadores e glosadores, entre outros.
Propondo uma releitura, a qual relaciona o universo do romanceiro popular nordestino com o mundo urbano e atual, tudo isso no intuito de produzir uma experiência estética diferenciada para o público. A montagem engloba também pesquisas sobre a comedia dell’arte, o uso das máscaras na construção de personagens e a movimentação articulada existente na manipulação de títeres.
O Fela da Gaita é uma versão do espetáculo Do Repente para o palco italiano. Como transitar entre o universo da cultura popular tratado num espetáculo de rua, para o interior de um teatro? Sem abandonar o sentido e os significados já existentes, e ainda acrescentando novos elementos e outras cenas, o Fela deixa sua marca e encanta nos palcos.
Coreografia: João Vicente
Cenografia: Renato Moura e João Vicente
Iluminação: Lúcio de Miranda
Figurino: Patrícia Fregonesi
Maquiagem: Jhon Weiner
Trilha Sonora: “Coco da Baiana”, “Martelo Perguntado”,
“Foi Abaixo o Império dos Machistas Libertou-se a Mulher Escravizada”,
“Vaqueiro Velho Humilhado ao Patrão sem Coração”,
“O Nome das Meninas”, “Quando Morre um Alguém que a Gente Adora Nasce um Broto de Dor no Coração”, “Comparativosa”, “Rasga do Nordeste”