A Doce Matéria Mater é a primeira exposição virtual nacional da Lamira Artes Cênicas, que reúne 24 obras de todas as linguagens artísticas, tendo representantes de todas as regiões do País. A exposição tem o intuito de nos permitir refletir sobre o local social da mulher-mãe-artista na contemporaneidade.
Uma exposição necessária, urgente, pungente, pois nos apresenta a maternidade por estas próprias mães-artistas. E isso permite a valorização, remuneração, visibilidade do fazer e principalmente do lugar e poder da fala para quem de fato vive e faz a arte e a maternidade acontecerem. São artistas-mães desnudando seus sentimentos, suas críticas, reflexões e apresentando ao público a diversa realidade de ser artista-mãe na sociedade atual.
"É muito necessário criar e fomentar plataformas que contribuam para dar espaço, vez e voz as criações artísticas de minorias como são as mulheres-mães-artistas. Os mecanismos de invisibilização e naturalização de suas “ausências” nos meios sociais e culturais são muito refinados, sutís e generalizados.
Há muito o que se fazer para tornar visível e igualitário a questão de gênero, do cuidar e da remuneração dos diversos trabalhos realizados por mulheres. Estamos caminhando e o caminhar, por vezes, se mostra difícil e solitário. Estejam conosco!"
Carolina Galgane - Idealizadora e coordenadora da curadoria
Idealizadora e Coordenadora da Curadoria: Carolina Galgane
Curadoras: Aline Teixeira, Juana Miranda,
Marina Boaventura e Luara Aquino
Web Designer: Real Imagem
Realização: Lamira Artes Cênicas